Compare Produtos, Lojas e Preços
Dicas de Viagem

Venda Nova do Imigrante - ES - Mai/04

Voltar
 
Venda Nova do Imigrante está situada na região central serrana do Espírito Santo, distante 104 km da capital, Vitória. O Município é cortado pela BR 262, que liga Vitória à Belo Horizonte (MG) e pela ES 166 (rodovia Pedro Cola) que liga ao município de Castelo.

Na origem de toda cidade, existe um sonho e foi assim que Venda Nova do Imigrante surgiu: a partir dos sonhos de várias famílias de imigrantes italianos que deixaram sua pátria em busca de um "novo lar". Não foi nada fácil transformar desejos em realidade, pois as dificuldades foram muitas, mas a força de vontade e a esperança desse povo deram vida à cidade de Venda Nova do Imigrante.

População
Venda Nova do Imigrante é composto pela Sede, 2 Distritos (São João de Viçosa e Caxixe) e diferentes comunidades: Mário Lorenção, Alto Tapera, Saúde , Bela Aurora, Sapucaia, Pindobas, Vargem Grande, São Roque, Santo Antônio da Providência, Alto Bananeira, Providência, Lavrinhas, Camargo (São Francisco de Assis), São José do Alto Viçosa e Bananeiras. Sua população em 2000, segundo o censo do IBGE, era de 16.154 habitantes, sendo 61% moradores da zona urbana e 39% da zona rural.

Atrações Turísticas
Venda Nova do Imigrante oferece diversas atrações turísticas como as belezas naturais, um clima agradável, a cultura italiana bastante preservada e principalmente o agroturismo.

LOJA DO AGROTURISMO
Organizada pelos produtores para dar informações sobre os roteiros de visita e venda de produtos da região. Localizada no km 103 da BR 262, no Centro da cidade. Funciona de segunda a sexta de 7:30 ás 17:30h e sábados, domingos e feriados de 8 às 17h.



Compare Produtos, Lojas e Preços





 



PROPRIEDADES DA REGIÃO
Dezenas de proprietários rurais recebem turistas, mostrando a forma de produção, suas riquezas naturais e culturais e seus produtos. Local ideal para o contato com a vida no campo. Ver a relação das propriedades em agroturismo.

CAXIXE FRIO
Lugar de rara beleza, onde a paisagem parece ter sido bordada, com vista para o Forno Grande e Pedra Azul. Nele há uma linda cachoeira com queda de 60 metros. É o maior produtor de morango e hortaliças do Estado. Fica a 15 km da Sede e a entrada é no km 98,5 da BR 262.

CACHOEIRA DO ALTO BANANEIRA
Sete quedas entremeadas na Mata Atlântica. Acesso no km 106 da BR 262, mais 4,8 km de estrada bem conservada e sinalizada.

MIRANTE DA TORRE DE TV
Local de visão panorâmica de onde é possível ver o Forno Grande, a Pedra Azul e toda a cidade de Venda Nova do Imigrante, onde existe uma rampa para decolagem de asa-delta e parapente (decolagem para nível 3). Direção do vento quadrante sul, desnível da cidade 460m e 1.189m do mar. Está a 6,7 km da BR 262, entrada no km 106.

MORRO DO FILLETI
Mirante e rampa para decolagem de asa delta e parapente, direção do vento quadrante norte. Decolagem de 440m de desnível da cidade e 1.110m do mar. Fácil acesso para qualquer veículo. Local apropriado para caminhadas na natureza. Entrada no km 99,2 da BR 262, a 6 km da sede.

PEDRA DO REGO
Um dos pontos mais altos do município, com 1.441m de altitude. Ideal para a prática de trekking. Está a 8 km da BR 262, entrada no km 106. Para chegar à pedra ainda é preciso caminhar por mais 1km.

PEDRA DO JÁ 7
Mirante e rampa para decolagem de asa delta e parapente, direção do vento quadrante sul. Decolagem de 415m de desnível da cidade e 1.211m do mar. Fácil acesso para qualquer veículo. Próprio para caminhada ecológica. Entrada no km 108 da BR 262.

SERRA DO ENGANO
Estrada sinuosa, cercada por riquezas da Mata Atlântica. Com linda vista panorâmica, leva à Cachoeira dos Barcelos e ao Pico da Pedra do Garrafão, localizado a 1.548m de altitude. Vale de Lavrinhas a 2 km da sede.

CASA DA CULTURA
Localizada no centro da cidade, possui museu com acervo de mais de 600 peças antigas que contam um pouco da história dos imigrantes italianos. Possui também um auditório onde funciona um pequeno cinema. Funcionamento: de segunda a sexta, de 8 às 17h.

IGREJA DE PINDOBAS
Igreja centenária bem conservada, considerada a mais antiga do município, cuja padroeira é Nossa Senhora da Penha. Acesso pela Rodovia Pedro Cola, km 8, em Pindobas.

BAZAR DAS VOLUNTÁRIAS PRÓ-HOSPITAL PADRE MÁXIMO
Artesanato em geral, roupas íntimas e roupas usadas de origem européia, anexo ao hospital. Funciona às terças e quintas, das 12 às 16h.

MISSA NA IGREJA DE SÃO PEDRO
Celebração com a presença do Coral Santa Cecília. Após a missa, cantarola italiana regada a um bom vinho. A Igreja fica no centro da cidade, às margens da Br 262, em frente à Prefeitura Municipal. Todos os domingos às 9:00hs

CASARÃO DO SCABELLO
Localizada na rodovia Pedro Cola, que liga Venda Nova a Castelo. Foi construído pelos portugueses antes da chegada dos italianos.

ORQUIDÁRIO CALIMAN
Cerca de 12.000 variedades de orquídeas e bromélias naturais e híbridas. As orquídeas nativas do ES são famosas no mundo por apresentarem rica microflora. Fica na estrada de Lavrinhas, a 1 km da Sede.

FAZENDA PINDOBAS
Oferece um roteiro de visita pela fazenda, mostrando o manejo do gado. Vista panorâmica de um dos mais modernos laticínios do Estado. Produz leite tipo B, bebida láctea e queijo, dentre eles o parmesão que é considerado o melhor do Brasil.
Agroturismo

Recém-chegados da Itália, os imigrantes tinham o costume de produzir os alimentos dentro de suas propriedades, já que havia pouquíssimas casas de comércio na região e o dinheiro também era escasso. Então, eles mesmos faziam os pães, o fubá, a massa de macarrão e criavam vacas para produção de leite.

A tradição de fazer produtos caseiros foi passando de pai para filho, e hoje os descendentes colhem um fruto que seus "nonos" nunca imaginaram: o agroturismo, uma atividade que tem movimentado a economia nas áreas rurais, gerando renda e criando empregos.

O agroturismo de Venda Nova surgiu sem nenhum planejamento; os produtores nem sabiam que esta atividade existia. Os turistas simplesmente começaram a entrar nas propriedades rurais com o objetivo de conhecer como os produtos eram feitos.

Venda Nova do Imigrante foi a primeira cidade capixaba a praticar o agroturismo, e tem se destacado em todo o Brasil como modelo de desenvolvimento ideal dessa atividade. A prefeitura de Venda Nova investiu no agroturismo e uma de suas principais ações foi criar um Selo para garantir a qualidade e a autenticidade dos produtos.

O agroturismo é uma atividade essencialmente familiar, praticada nas pequenas propriedades rurais em que o turista pode ter a oportunidade de acompanhar o processo de produção do alimento.

Além de uma boa conversa, o agroturismo de Venda Nova oferece uma grande variedade de produtos: são geléias, doces, biscoitos, pães, café, fubá, socol, leite, queijo, ricota, iogurte, vinhos, licores e cachaças. Algumas propriedades também produzem verduras e frutas sem nenhum tipo de agrotóxico e outras dedicam-se ao artesanato.

Confira a lista das propriedades que praticam o agroturismo e venha visitar!
Quem desejar fazer visitas técnicas às propriedades do agroturismo deve entrar em contato com a Secretaria de Turismo (28) 3546 3062 ou com a Incaper. Já as visitas turísticas devem ser marcadas com o Agrotur (28) 3546 2317.

Hospedagem:
 



Fonte:
Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer
Coordenador de Turismo: Jorge Uliana
Endereço da Secretaria: Avenida Ângelo Altoé, 288, 1° andar - Centro
CEP: 29375-000 - Venda Nova do Imigrante-ES
Telefone: (28) 3546 3062

Voltar